Quais culturas são afetadas pelos nematoides?

Descubra como os parasitas atacam a sua lavoura.
Image

Ao longo dos últimos anos, os nematoides se tornaram motivo de enorme preocupação para os agricultores brasileiros. Com ampla distribuição geográfica – podem ocorrer em praticamente todas as regiões de importância agrícola do país – além de apresentarem alta capacidade de causar perdas de produtividade em diversas culturas – esses parasitas se tornaram um inimigo que merece atenção especial.

            Entre as principais culturas afetadas pelos nematoides, destacamos o algodão, a batata, o café, a cana, o milho e a soja. Os prejuízos causados pelos parasitas podem ser enormes. Entretanto, a severidade do dano depende de uma série de fatores, tais como: a espécie de nematoide envolvida, o nível de infestação, as condições climáticas e o tipo do solo. No Brasil, os maiores danos costumam ser causados por Meloidogyne javanica, M. incognita, Heterodera glycines, Pratylenchus brachyurus, Pratylenchus zeae e Rotylenchulus reniformis. 

            Para identificar corretamente os nematoides, fique atento a alguns sinais como: o aparecimento de folhas amarelas e de galhas radiculares, plantas murchas e até mortas. Caso a suspeita ocorra, o próximo passo é bem simples, basta enviar algumas amostras de raízes e solo para análise em laboratório.  Com o diagnóstico correto em mãos, você saberá exatamente com quais espécies de parasita está lidando e poderá definir com eficácia quais estratégias utilizar no controle da praga.

VEJA MAIS
Você está em
  • Envie sua duvida para a gente!

    Preencha todos os campos abaixo e registre sua duvida, nossa equipe de especialistas retornara seu contato o mais breve possivel.

Envie sua duvida para a gente!

Enviar mensagem
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Cadastre-se no Portal
Receba notícias exclusivas sempre em primeira mão.
APROVEITE E BAIXE O APLICATIVO GRATUITAMENTE
FECHAR
FECHAR